Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Habitar no tempo...

À H. F.

Certa vez, um amigo perguntou-me o que eu entendia por "habitar no tempo"... Fui surpreendida por um questionamento tão instigante que, naquele instante, não respondi, mas daquele momento em diante, sempre pensei numa resposta a tal questão...
Reportemo-nos, inicialmente, a conceitos individuais... Habitar abarca tantos conceitos, mas usei uma concepção simplificada das coisas (há metafísica no singelo)...
O tempo é uma entidade abstrata, que norteia nossas ações... Habitar, por sua vez, numa visão cotidiana, refere-se a fazer-se ou estar presente num determinado espaço... Habitar no tempo seria estar no tempo? Fazer-se presente no tempo? Por outro lado, se pensarmos que os primeiros "habitantes" do planeta, o habitavam colocando a natureza a seu serviço, seria "habitar no tempo", colocar o tempo a nosso serviço?
Interessante constatação...
Ainda não sei o que responder a esse meu amigo, mas as reflexões que o questionamento me provocou foram válidas e muito enriquecedoras ao meu ser... Penso agora em habitar no tempo (essa frase tem duplo sentido) e, penso nos dois sentidos, no sentido individual e no coletivo... Habitar no tempo tornou-se muito importante para mim... A visão que tive foi de que aqueles a quem visualizei, colocam o tempo a seu serviço sim, estão no tempo de uma forma marcante e singular... Habitam no tempo e, talvez, fora dele também, de forma atemporal...
Sem mais a dizer no momento...
Continuam as reflexões...
Enfim...


Nenhum comentário:

Postar um comentário