Páginas

sábado, 25 de dezembro de 2010

Culpa da Chapada do Araripe...

 
Desde os primeiros instantes em que adentrei nos limites daquele estado já sabia que algo mágico me aguardava... Sabia que não foi em vão que havia perdido a vaga para a viagem do ano anterior... Ainda em Exu percebia que uma sensação absolutamente estranha começava a me envolver de uma forma nunca prevista... Sim. Tudo começou em Exu. Museu do Gonzagão. Poxa vida, nosso maior artista sendo tratado com tamanho descaso. Sentimento: indignação. Ali estava uma das maiores expressões da nossa cultura. E cultura que eu, particularmente, amo. Eruditos e intelectuais que me desculpem, mas a minha cultura popular é bem mais interessante! Cada uma com seu valor. Mas, chega de supervalorizar pessoas que não souberam lidar com seus terrenos emocionais (salvo exceções, claro - Viva Bethoveen e cia!)... Mas, deixemos de lado esse vislumbre de erudito e popular. Estou escrevendo porque, também eu, não me sentia muito à vontade com músicas do Gonzagão e literaturas de cordéis, até que um dia... Conheci o Ceará. Em Exu, aprendi a valorizar o nosso grande mestre Gonzagão (já até gostava um pouco, mas quando conhecemos a história de algo, adquirimos maior autoridade para gostar de tal)! E, sim. Aprendi a amar/valorizar o nosso Luiz Gonzaga, mesmo com o episódio "Januário"... rs.
Limites Pernambuco-Ceará. Dois estados. Culturas semelhantes. Minha vida. Meu destino. Entrecruzamento de passado, presente e futuro. Chapada do Araripe anunciando os ventos que me fariam voltar... Crato. Juazeiro do Norte. Já conhecia o Horto, mas é incrível as sensações despertadas por aquele ambiente. Por aqueles fieis. Não. Definitivamente, não dá pra denominar aquelas pessoas de fanáticas e pronto! Confesso não ser muito "chegada" no "padrinho" padre Cícero, mas RESPEITO É BOM E EU GOSTO! Se gosto, também devo respeitar aos próximos. Não é em vão. Não é à toa que aqueles objetos são ofertados... Não é por acaso que o Padre foi eleito o cearense do século, considerado, também uma das maiores personalidades do país. Para quem não acredita... Paciência e, respeito. É emocionante sentir aquela fé que transborda no olhar das pessoas. É bonito de se ver, sem dúvidas. As histórias, lendas e causos. Tudo muito bem articulado. Admirável. E a vista? Paisagem exuberante a descortinar o meu querido Ceará... Terra de encantos, encantamentos e encantados...
Sítio Caldeirão: continuação da demonstração do respeito e da fé nordestina. Mais um lugar encantado. E que caldeirão!!! Aventura. Adrenalina. Medo, até... Sensação de liberdade!!! Fazia até eco. Um lugar fascinante com uma história incrível!!! Parabéns ao Padre Ibiapina que inspirou tais movimentos... Porque, na realidade, o objetivo era legal... Mas, os importantes não poderiam ter dado o braço a torcer... Normal. Enfim.
Assaré!!! Terra da poesia popular. Cidade linda, sem dúvidas. Memorial do Poeta Pássaro: Patativa do Assaré. Sua história sendo contada nos pedaços de sua vida que lá estão. Contada nos versos de suas poesias... Poesias simples e grandiosas porque mais que qualquer um, Patativa viveu o que escreveu! Sentiu na pele, viveu na seca, lutou por sua terra e traduziu emoções que até hoje emocionam os que ouvem ou leem... Amou, como nunca vimos poeta algum amando!!! Quem não conheceu Dona Rosinha por seus versos??? Patativa, Assaré hj é reconhecida por tuas palavras... Foi presenteada por teus versos... Segunda maior personalidade do Ceará (não dá pra ganhar de padre que faz milagres, né?)... Versos que não passam. Eis que aprendi a valorizar nossa poesia popular!!! Vi nos olhos de colegas, a emoção de reportarem-se a suas famílias, a suas histórias... Comovente!!!
E quem nunca quis ter uma casa só para brincar??? Desejo tornado real. Fundação Casa Grande. Cidade: Nova Olinda. Não poderia ter nome melhor... Afinal, um nome que remete ao amado Pernambuco. Realmente, tudo a ver... Casa Grande? Sim. Enorme. Um mundo habita a singela Casa que resgata a memória do povo kariri e nos faz reacender as esperanças de um mundo melhor. SIM. A CASA DO MEU CORAÇÃO. Eis o ponto chave destas palavras. Foi aqui que reencontrei com o que em mim estava adormecido. Porque "por ser labirinto, perdi-me dentro de mim"... Lá, meu olhar resgatou o brilho que havia perdido e eu reencontrei o sentido que tanto buscava... Não. Palavras não são suficientes para descrever o que sinto quando entro naquela casa, quando sinto aquelas presenças em minha vida...Paz. Completude. Como nunca me senti em lugar algum... E não adianta me dizerem que é coisa da minha cabeça, que é passageiro, ou mesmo, exagero. Eu sei que não é. Meu coração sabe.
E tudo isso é culpa da Chapada do Araripe!!! Quem mandou cercar os lugares mais míticos e fascinantes do nosso nordeste??? Envolveu os horizontes mais panorâmicos (Pontal da Santa Cruz, Cruzeiro de Caldas) e tornou-se, dessa forma, um ambiente apaixonante e mágico!!! Tudo que lhe constitui encerra cultura, arte e poesia... Terra de encantados, encantos e encantamentos!!! Amo. Sempre.
Muitas palavras a serem ditas, mas não são suficientes.
[...]
Inexprimível.
Indizível.

E esta... esta é uma declaração de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário